quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Selos grudados

Selos postais grudados uns nos outros ou dobrados

     Hoje vamos tratar de salvar alguns selos que ficaram soltos dentro de um envelope e devido a umidade e temperatura a goma reagiu e eles acabaram se grudando uns aos outros.
     Primeiro os selos ficaram por volta de seis dias num ambiente com umidade relativa do ar em torno de 48% e temperatura em torno de 20ºC. Isto já foi o suficiente para secar bem o papel dos selos e muitos se soltaram facilmente dos outros. Mas aqueles que tiveram contato com selos anteriores a 1960, sofreram mais, pois a goma destes selos facilmente reage com umidade alta. Neste caso então a solução foi apelar para o vapor de água.



      Assim, com cuidado para não queimar os dedos, deixamos o calor do vapor amolecer a goma dos selos e com cuidado vamos tentando descolar um do outro. Logo passamos os selos para o mata-borrão com a goma voltada para cima. 
     Nos selos posteriores ao ano de 1970, geralmente o papel é mais resistente e a impressão por ofsete ou rotogravura confere uma superfície lisa da impressão. Em alguns casos o resto da goma dos selos que fica sobre a parte impressa, ao secar dá a impressão que o selo foi impresso no lado da goma. Então nestes casos basta passar um cotonete ou algodão embebido em água e limpar a superfície até retirar toda a goma.
Os selos finalmente vão para a secagem, prensados entre folhas de mata-borrão. 




Um comentário:

  1. Bah, Odilo, vou tentar a sua técnica para descolar uns selos anos 60 que tenho... Obrigado pela dica! Walter

    ResponderExcluir